quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Homens são Homens, Mulheres são Mulheres - parte 4‏

 Pr. Davi Merkh

 
II. Razões Trans-Culturais pela Decência e Ordem no Culto (8-12) Vss. 8-10 alistam mais razões por trás dessa ordem divina.  Já descobrimos que a distinção entre homem e mulher tem de ser mantido na igreja por causa da imagem de Deus que se manifesta em macho e fêmea, cada um complementando o outro.  Também vimos que qualquer desvio desse plano cria distúrbios no culto e no Corpo de Cristo.  Mas Paulo alista mais 3 razões por que as estruturas de autoridade criadas por Deus precisam continuar em Cristo.
1.  Por causa da ordem da criação (8).  O homem foi criado primeiro.  Esse fato precede a Queda, e tira a desculpa de que tudo que Paulo fala é devido ao pecado, mas que "em Cristo" fica abolido.  Paulo cita o estado do homem no Jardim.  Ele foi a coroa da criação, e seria complementado pela mulher.
2.  Por causa do propósito da criação da mulher (9). A mulher foi feita para complementar o homem.  Foi chamada de "auxiliadora idônea" (não um capacho eficiente)-um complemento justamente nas áreas onde faltava-lhe alguma coisa, um refúgio, um socorro, uma representante de Deus ao lado do homem.  Mas desde o princípio, ela era sub-missa ao marido, ou seja, a missão dela seria subordinada à missão do seu marido.  Essa linha de distinção entre os sexos nunca foi abolida (cf. Ef. 5.22-24).
3.  Por causa de seres sobrenaturais (10).  Paulo introduz algo totalmente inesperado e inédito no argumento. As mulheres devem manter a dignidade da sua posição no culto por causa dos anjos!  Mais uma vez o argumento transcende cultura.  Paulo eleva o argumento para uma esfera sobrenatural e espiritual.  
Alguns sugerem que "anjos" aqui representam os "mensageiros" da igreja, ou seja, os pastores.  Outros dizem que mulheres "libertas" e descobertas no culto público representariam uma tentação (sedução) para anjos, assim como lemos em Gn 6.  Outros afirmam que os anjos são membros invisíveis, assistentes de culto cristão, que se ofendem quando as normas de culto são descartadas.  Creio que essa posição tem mérito.  
Mas acho que a razão principal por que os anjos são citados aqui é pelo fato de que anjos representam os seres mais dignos, espirituais e ao mesmo tempo submissos no universo. Hebreus 1.14 diz, "Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?"  Em outras palavras, anjos são seres dignos, que ocupam um papel digno, ficam contentes com esse papel, e assim são subordinados a Deus.  Quando assistem mulheres libertas e homens "bananas", mulheres que querem ser homens e homens que querem ser mulheres, ficam profundamente ofendidos.   
É interessante notar que os anjos que deixaram seu estado original (Judas 6), mas abandonaram o seu próprio domicílio, são chamados "demônios".  Não é de estranhar que os anjos são citados por Paulo como motivo de não abandonar os papéis distintivos ordenados por Deus.
Tendo dito tudo isso, cabe uma palavra de cautela (vs. 11-12).  Paulo lembra os corintios mais uma vez de que não está falando de inferiordade, mas de hierarquia, não de ser mas de fazer.  Em Cristo, homens e mulheres são interdependentes.  Cada um precisa do outro.  A primeira mulher veio do homem, mas depois disso, todo homem no mundo procedeu de uma mulher.  Esse texto não é desculpa para machismo, chauvinismo, opressão de mulheres, diminuição do sexo feminino, etc.  O homem que fica batendo na tecla da submssão revela mais sobre sua dignidade do que talvez queira admitir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário